- Área: 5 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Floto + Warner, Brett Beyer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto expositivo idealizado pelo Costume Institute e desenvolvido pelos arquitetos da Diller Scofidio + Renfro, apresenta indumentárias papais e outros acessórios utilizados pelo mais alto escalão da igreja católica na Capela Sistina (muitos dos quais nunca foram vistos fora do Vaticano). As várias peças apresentadas cobrem desde o início do século XX até os dias de hoje, as quais estão expostas nas galerias bizantinas e medievais e também nos claustros do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque, o MET. A abordagem proposta pelos arquitetos da DS + R explora a noção de um chamado "espaço católico" que pretende construir um diálogo entre a moda e a arte cristã medieval.
Este "espaço católico" está representado através de uma cenografia bastante complexa. A imagem religiosa invocada pelo título da exposição, sugere um sem fim de diferentes interpretações, um mundo espiritual que pode ser acessado através da sensibilidade humana. A liturgia da igreja é construído por uma trama de diversas formas de arte. Escritura, música, arquitetura e arte, as quais trabalham em conjunto para gerar um senso de comunidade e devoção. Mais do que um palco, o espaço católico é a integração holística de uma experiência estética multissensorial.
A moda religiosa, pode ser considerada então uma extensão natural desse modelo, esculpindo fantasias inefáveis em um discurso sobre herança cultural - incluindo o catolicismo. Os designers contemporâneos costumam usar o mesmo conjunto de imagens cristãs atemporais que os artistas bizantinos e medievais representados na coleção do MET, criando potencial para ressonâncias entre vestimentas modernas e obras de arte históricas. Para facilitar essa troca, a DS + R evoca a estrutura imersiva deste "espaço católico".
Os visitantes são convidados a explorar e descobrir estas vestimentas e acessórios religiosos através de uma série de intervenções discretas ao longo de 27 galerias espalhadas em dois espaços do MET. O projeto expositivo integra todas estas galerias como um espaço continuo. As peças apresentadas correspondem às especificidades da arte, bem como às diversas condições espaciais das galerias onde estão instaladas. Elas traduzem as qualidades espaciais e materiais através dos objetos que as acompanham (por exemplo, um pedestal, uma plataforma, um vitral, etc.) com uma linguagem arquitetônica coerente que os permite se destacar de seu contexto. Cada sala do percurso expositivo apresenta a arte e a arquitetura em um diálogo franco com a moda religiosa, criando uma experiência perene com ênfase no ritmo, na narrativa e na atmosfera que constrói.
O projeto expositivo explora o potencial da luz dentro deste espaço católico. A luz natural é um dos elementos mais importantes na maneira com que os espaços das igrejas medievais se revelam. A luz é responsável por criar uma sensação profunda de tempo e espaço. Dentro da exposição, o ritmo de apresentação das peças é periodicamente pontuado por projeções de "luzes sobrenaturais". Como se por uma vontade maior, os principais elementos estivessem iluminados por uma luz celestial. Isolados de seus vizinhos, eles estão em contato direto com seu ambiente arquitetônico e o céu implícito acima deles. Como uma interrupção no percurso tradicional do museu, esta exposição procura criar uma ponte afetiva para outro mundo, talvez mais espiritual.
Enquanto as indumentárias modernas e contemporâneas se relacionam com as suas fontes de referência (e inspiração), as vestes papais e os acessórios da sacristia da Capela Sistina são apresentados em um cenário mais abstrato, em móveis especificamente desenhados de acordo com às qualidades de cada objeto. Esta "descontextualização" visual procura potencializar sua magnificência escultural fruto do excepcional trabalho artesanal de seus criadores.
O projeto expositivo procura estabelecer um equilíbrio entre a presença sagrada destes itens mas também permitindo um certo nível crítico dentro de uma cultura materialista. Por um lado, a religião é sagrada e inviolável, mas por outro lado, sempre se envolveu com arte e design. A tensão que esta exposição explora é como essa relação, e os valores que ela expressa, se transformam ao longo do tempo.